Março Azul Marinho e Lilás

Por Keren Satie Matsui Pereira - Enfermeira do Trabalho

Março Azul Marinho e Lilás

Neste mês de março compartilharemos informações sobre a prevenção do Câncer de colorretal ou câncer de intestino e Câncer de colo do útero. Nosso intuito é ajudar nossos colaboradores, amigos e clientes a entender um pouco mais destas doenças e reduzir seu impacto na população douradense.

 O câncer intestinal se desenvolve a partir de pólipos intestinais, os pólipos são lesões benignas que se desenvolvem na parede do cólon e quando associados a métodos de vida não saudáveis e predisposição genética podem transformar-se em câncer. 

O fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, sobrepeso ou obesidade, o consumo de alimentos muito calóricos e carnes vermelhas, comer pouca quantidade de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e o sedentarismo são práticas que podem causar o câncer colorretal.

Segundo dados da cartilha de prevenção de câncer colorretal do ministério da saúde, a faixa etária de homens e mulheres maiores de 50 anos tem maior risco de desenvolver a patologia. Pessoas com histórico familiar da doença, histórico de recolite ulcerativa ou doença de Crohn, aumentam o risco de desenvolvê-la.

Alguns hábitos que podem salvar a sua vida e prevenir o câncer de intestino são praticar atividade física regular, ter alimentação variada com pelo menos três porções de fruta, três porções de legumes e verduras ao dia, comer cereais integrais, beber cerca de oito copos de água por dia, reduzir o consumo de carne vermelha, evitar presunto, mussarela, embutidos, defumados, bacon, linguiça, salsicha, manter o peso adequado para a altura, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar, etc.

Os principais sinais e sintomas desta patologia são presença de sangue nas fezes, dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração, alteração do ritmo intestinal normal, emagrecimento rápido e não intencional, anemia, cansaço e fraqueza.

Em 2017 segundo site do INCA  9207 homens e 9660 mulheres morreram devido ao câncer colorretal.

O câncer de intestino é tratável e curável por meio de cirurgia e radioquimoterapia. Para maiores informações recomenda-se procurar auxílio de um profissional ou médico colproctologista.

Outro tipo de doença muito importante de ser abordada é o Câncer de Colo de Útero causada pelo Papiloma Vírus Humano e transmitido por via sexual. Dados do INCA relatam que o número de mortes por esta doença foi de 6385 em 2017 sendo a quarta causa de mortes de mulheres no Brasil.

A infecção por esse vírus causa alterações celulares que podem evoluir para uma neoplasia maligna. O risco de desenvolver a patologia aumenta com o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

A primeira forma de prevenir-se é o uso de preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais, segunda opção de prevenção é a vacina tetravalente que gera imunidade a quatro tipos de vírus contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, a terceira maneira de se proteger é realizar o exame de colpocitologia oncótica (Papanicolau ou preventivo) anualmente.

Principais sinais e sintomas são sangramento vaginal intermitente, ou seja, que vai e volta, ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal, dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Os tratamentos são quimioterapia, radioterapia ou eletrocirurgia e deve ser orientado por médico ou enfermeiro.

Referências

Azul Marinho e Lilás são as cores de Março. Disponível em <https://colegioibituruna.com.br/2019/03/14/azul-marinho-e-lilas-sao-as-cores-de-marco/> acessado em 17.02.2020.

Rede pública deve equipar-se para diagnosticar e tratar câncer colorretal, dizem especialistas, 2019. Disponível em: <https://www.douradosagora.com.br/noticias/ciencia-saude/rede-publica-deve-equipar-se-para-diagnosticar-e-tratar-cancer-colorretal> acessado em 17.02.2020

Câncer do colo do útero. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero> acessado em 17.02.2020

Câncer de intestino. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino> acessado em 17.02.2020.

Sinais e Sintomas do Câncer Colorretal. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-colorretal/533/179/>acessado por 17.02.2020

Cartilha de Prevenção do Câncer colorretal. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/prevencao_cancer_colorretal_profissionais_saude.pdf> acessado em 17.02.2020

Alex KleinubingComentário