Você é o tipo certo de alguém!

image1.png

Por: Enfermeira Beatriz Morás

Criada em junho de 2015, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil esse é um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

A campanha, se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo, se vê acometido pela pandemia da COVID-19. As consequências são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país.

Para a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, não só os recessos escolares e as temperaturas mais frias, mas feriados e dias chuvosos também causam queda nas doações. Diariamente, em diversos centros de hemoterapia e hospitais, há pessoas precisando de transfusão e é fundamental que o sangue esteja disponível no estoque, já testado e liberado para uso. “Não é preciso conhecer alguém que precisa de sangue para fazer a doação”, diz a gerente, lembrando ainda dos casos graves e urgentes, como cirurgias de alta complexidade como as cardíacas ou os transplantes e doenças degenerativas, como o câncer, entre outras, que não podem esperar por uma chamada específica à doação de sangue. “Mais do que nunca, esse é o momento de unirmos forças em prol da doação de sangue, para que tenhamos estoques em níveis adequados para atender às demandas da população”, completou.

CRITÉRIOS PARA DOAR

⦁ Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

⦁ Pesar no mínimo 50 kg;

⦁ Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

⦁ Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

⦁ Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

CRITÉRIOS DEFINITIVOS DE IMPEDIMENTO

⦁ Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

⦁ Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2 e doença de Chagas;

⦁ Uso de drogas ilícitas injetáveis.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

⦁ Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

⦁ Infecção pelo novo corona vírus (COVID-19): aguardar 30 dias após a completa recuperação;

⦁ Período gestacional;

⦁ Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

⦁ Amamentação: até 12 meses após o parto;

⦁ Ingestão de bebida alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo);

⦁ Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

⦁ Vacina da febre amarela ou sarampo: aguardar 4 semanas após a vacinação;

⦁ Tratamento dentário cirúrgico (como extração, tratamento de canal): 7 dias após o procedimento e/ou suspensão dos medicamentos.

INTERVALO ENTRE UMA DOAÇÃO E OUTRA

HOMENS - 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano)

MULHERES - 3 meses (máximo de 3 doações no período de 1 ano)

HEMOCENTRO DE DOURADOS
R. Waldomiro de Souza, 295 - Vila Industrial
(67) 3424-0400

REFÊRENCIAS

< https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/12910-junho-vermelho-a-importancia-da-doacao-de-sangue-em-tempos-de-pandemia > Acessado em 25.06.21.

< https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/ > Acessado em 25.06.21.

Lobo DigitalComentário