Julho Verde e Amarelo

image (1).png

Por: Enfermeira Beatriz Morás

Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal e glândulas salivares, aproximadamente 700 mil novos casos são registrados anualmente.

No cenário brasileiro, segundo o INCA, estima-se que houve em 2018 31.980 novos casos. Esses são alguns dos pontos que deixam o Julho Verde ainda mais relevante. Trata-se de uma campanha mundial de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, nome dado a um conjunto de tumores que afetam regiões da boca, faringe, laringe, cavidade nasal e seios paranasais, glândulas salivares e tireoide.

O câncer nos lábios tem como principal causa a exposição aos raios de sol. O tabaco e o álcool também têm influência em seu aparecimento, assim como o consumo frequente de bebidas muito quentes, como chimarrão. A maioria dos cânceres labiais é do tipo de células escamosas e ocorre no lábio inferior, em pessoas brancas, com incidência maior na faixa etária de 50 a 70 anos e predominantemente em homens.

Embora represente em torno de 1% dos casos, o câncer na glândula salivar é provocado por mutações no DNA das células da boca, que começam se multiplicando em excesso, levando ao surgimento de tumores. As glândulas salivares estão localizadas aos lados da face e sob a língua, e os possíveis sinais do câncer são massa ou nódulo no rosto, dor constante no rosto, pescoço ou boca, fraqueza nos músculos do rosto, drenagem de líquido à região auricular, dormência em parte do rosto, pescoço ou boca, entre outros.

O álcool e o tabaco são os maiores inimigos da laringe. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe, que se forma nas cordas vocais. Má alimentação, estresse e mau uso da voz, como falar alto e sem pausas, também são prejudiciais. O principal sinal de alerta para o câncer de laringe é a rouquidão (a chamada disfonia). Predominante entre os homens, representa cerca de 25% dos casos de tumor na cabeça e pescoço. Se diagnosticado precocemente, porém, pode receber um tratamento cirúrgico localizado, com miníma perda tecidual.

TRATAMENTO

Imunoterapia

Aprovada no final do ano passado pela ANVISA, a terapia que estimula a resposta do sistema imunológico é uma das formas de tratamento dos tumores na cabeça e pescoço. O nivolumabe, medicamento que aumenta a taxa de sobrevida, é responsável pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes com a doença em estágio avançado.

Equipe multidisciplinar em radioterapia

Cuidados odontológicos somados à nutrição e enfermagem fazem toda a diferença no tratamento de radioterapia para os casos avançados de tumores de cabeça e pescoço. Esse cuidado multidisciplinar evita o uso de sondas, entre outros procedimentos invasivos, impedindo que os tratamentos sejam interrompidos.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, evitando-se os fatores de risco como o álcool e o tabagismo e sexo oral sem camisinha, ajuda a manter uma vida saudável e prevenir contra esses tipos de câncer.

Higiene Bucal

A higiene bucal é fundamental para evitar os tumores de boca. Além de uma boa escovação dos dentes, é importante manter as próteses dentárias bem ajustadas e fazer visitas regulares ao dentista para detectar precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral.

Cigarro + Álcool

O álcool potencializa a ação do cigarro. Juntos, cigarro e álcool aumentam em 19 vezes a chance de desenvolver câncer na cabeça e pescoço. Se você fuma há mais de 10 anos é importante que faça consultas regulares ao médico.

Prevenção do Câncer de Tireoide

A tireoide é responsável por produzir os hormônios que equilibram o ritmo do nosso organismo. A presença de nódulo na tireoide é comum, mas menos de 10% dos casos são malignos e, quando descobertos precocemente, o índice de cura do câncer de tireoide supera os 95%. Para se proteger, mantenha hábitos saudáveis, consulte seu médico e faça exames regularmente.

Autoexame da Tireoide

Você sabia que o nódulo de tireoide pode ser facilmente identificado com um autoexame? Basta que você na frente do espelho e tome um gole d’água. Preste atenção na tireoide que fica localizada logo abaixo do Pomo de Adão (gogó). Se você notar um nódulo se movimentando para cima e para baixo, durante esse gole de água, é porque provavelmente existem nódulos. Nesse caso, procure o médico para realizar os devidos exames e detectar precocemente um nódulo de tireoide.

Tumor maligno na tireoide

Você sabia que apenas 10% dos casos de nódulo na tireoide são tumores malignos? Portanto, caso você encontre um nódulo na sua tireoide, não se preocupe. A chance de ser um tumor maligno é muito pequena.

Tratamento disfunção na tireoide

A disfunção da tireoide é de fácil diagnóstico, e o tratamento ainda conta com remédios bem acessíveis. Os medicamentos para o tratamento são muito baratos e quase não têm nenhum tipo de contra-indicação.

Teste do pezinho

Uma das funções do teste do pezinho em recém-nascidos é detectar a disfunção da tireoide. Ou seja, é possível tratar a criança desde cedo, evitando maiores problemas causados pela disfunção dessa glândula.

Campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Anualmente, 1,4 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus da Hepatite A e, mundialmente, são 400 milhões de pessoas infectadas pelas Hepatites B e C juntas.

Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Os meios de prevenção são: lavar as mãos com frequência; lavar os alimentos; cozinhar bem esses alimentos; usar preservativos e higienizar as mãos, genitália, períneo e região anal, antes e após as relações sexuais.

Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo, além de não compartilhar objetos de uso pessoal. Lembrando que a testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão de mãe para o bebê. A vacina para a criança após o nascimento reduz drasticamente o risco de transmissão durante o parto.

Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina, porém há tratamento. As medidas preventivas podem ser: não compartilhar objetos de uso pessoal (seringas, agulhas, alicates, escova de dente, etc); usar preservativo nas relações sexuais; toda mulher grávida precisa fazer no pré-natal os exames para detectar as hepatites B e C, HIV e sífilis.

Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D. Ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E e é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões, normalmente as regiões sem saneamento básico. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Há um alerta para pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1992, porque nessa época ainda não se fazia triagem para a Hepatite C. A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.

Esse texto nos mostra que a melhor forma de previnir as hepatites virais, é através da vacinação. O Ministério da Saúde disponibiliza o calendário vacinal de 2020, conforme modelo abaixo.

CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO 2021

HEPATITES

tabela.jpg
Lobo DigitalComentário