Outubro Rosa - Combate ao Câncer de Mama

Por Beatriz Morás - Enfermeira

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. No Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres.no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 30% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

O exame físico do toque das mamas é o exame realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia ou um raio X que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com freqüência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.

Fatores de Risco

Histórico Familiar: Dois ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama; parentes de primeiro grau que tiveram antes dos 45 anos.

Idade: Mulheres de 40 á 69 anos são as principais vítimas.

Menstruação precoce: Se a primeira menstruação ocorre por volta dos 9 ou 10 anos de idade, é porque os ovários intensificaram a produção do hormônio cedo e, assim, o organismo ficará exposto ao estrógeno por mais tempo no decorrer da vida. Esse hormônio em quantidades alteradas facilita a proliferação desordenada de células mamárias, resultando em um tumor.

Menopausa tardia: Enquanto a menstruação não cessa, os ovários continuam a produzir o estrógeno, deixando as glândulas mamárias mais expostas ao crescimento celular desordenado.

Reposição hormonal: Muitas mulheres procuram a reposição hormonal para diminuir os sintomas da menopausa. Mas essa reposição, principalmente de esteroides, como estrógeno e progesterona podem aumentar as chances.

Colesterol alto: O colesterol é a gordura que serve de matéria prima para a fabricação do estrógeno. Dessa forma, mulheres com altos níveis de colesterol tendem a produzir esse hormônio em maior quantidade, aumentando o risco de câncer de mama.

Obesidade: A obesidade é um fator de risco para o câncer de mama principalmente após a menopausa. Isso porque a partir dessa idade o tecido gorduroso passa a atuar como uma nova fábrica de hormônios. Reduzindo apenas 5% do peso já cortaria quase pela metade os riscos de desenvolver alguns dos principais tipos da doença.

Sintomas do Câncer de Mama

Fonte: Getty Imagens

Fonte: Getty Imagens

Outros sinais e sintomas

⦁ Vermelhidão na pele, inchaço ou calor
⦁ Alterações no formato dos mamilos e das mamas
⦁ Nódulos na axila
⦁ Secreção escura saindo pelo mamilo
⦁ Pele enrugada, como uma casca de laranja
⦁ Em estágios avançados, a mama pode abrir uma ferida

Tratamentos

Cirurgia: É a modalidade de tratamento mais antiga. Quando o tumor se encontra em estágio inicial, a retirada é mais fácil e com menor comprometimento da mama.

Radioterapia: É a terapia que usa radiação ionizante no local do tumor. É muito utilizada para tumores que ainda não se espalharam e não geraram metástases, para os quais não é necessária a retirada de grande parte da mama. A radioterapia também pode ser usada nos casos em que o câncer de mama não pode ser retirado completamente com a cirurgia, ou quando se quer diminuir o risco de o tumor voltar a crescer. O tratamento dura aproximadamente um mês.

Quimioterapia: É o tratamento que utiliza medicamentos orais ou intravenosos, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes. A quimioterapia pode ser feita antes ou após a cirurgia, e o período de tratamento varia conforme o câncer de mama e a paciente

Hormonioterapia: Tem como objetivo impedir a ação dos hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem.

Imunoterapia: A imunoterapia é constituída de medicamentos ministrados geralmente via oral. São utilizadas para destruir essas células cancerígenas.

Locais de Atendimento em Dourados -MS

Oncoclínica
(67) 3421-0606
Rua Firmino Vieira de Matos, 1434

CAM – CENTRO DE ATENDIMENTO A MULHER
(67) 3411-7929
Rua Salviano Pedroso, s/n, JD Água Boa.

<http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3309-quanto-antes-melhor-outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama > Acessado em: 02.10.20.

<https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-mama>Acessado em: 20.10.20.

Alex KleinubingComentário