Dezembro Vermelho e Laranja

Estamos chegando ao fim de mais um ano, o que não significa que não podemos deixar de nos preocupar com a saúde de nossos colaboradores, parceiros e amigos. Pensando nisto, a Quality Medicina do Trabalho resolveu desenvolver informativos de prevenção à saúde do trabalhador, começando agora no mês de dezembro, com a campanha do dezembro vermelho e laranja, cujas cores significam prevenção às infecções sexualmente transmissíveis - ISTs e proteção ao câncer de pele.

Neste período de verão, com suas festas e férias, vamos aproveitar a vida com sabedoria, realizando a prática do sexo seguro cuja forma mais eficaz de fazê-lo é através do uso do preservativo, mais conhecido como camisinha, seja ela masculina ou feminina que é distribuída gratuitamente no SUS e oferecida no comércio em geral em diversas marcas, cores, sabores e preços.

Dados alarmantes do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis somente do município de Dourados/MS, revelam que em 2019 foram registrados 73 novos casos de HIV, sendo 49 homens e 24 mulheres e 367 casos de sífilis, com 43% de gestantes e 56 novos casos de sífilis congênita. Diante dessa realidade, entendemos que a população douradense está perdendo o medo de ser infectado pelo vírus HIV transmissor da AIDS ou SIDA – Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida e pela bactéria Treponema pallidum transmissora da Sífilis. Portanto, nosso intuito aqui é conscientizar sobre a necessidade do uso de preservativos e ensinar o modo de utilização do preservativo masculino e feminino através da imagem abaixo:

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2019.

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2019.

Para maiores informações, consulte o Serviço Ambulatorial de Testagem da Aids - SAE e Centro de Tratamento da AIDS – CTA, onde poderá realizar a testagem rápida de HIV E Sífilis que atende em Dourados/MS, na Rua dos Missionários, n° 420, Centro ou entre em contato pelo telefone (67)3423-8622.

Já para os adeptos ao banho de sol e a preferência pelo bronzeado da piscina e para os trabalhadores expostos a radiação ultravioleta ou luz solar intensa durante sua atividade laboral, devem saber que, dados de 2018 da campanha da Associação Brasileira de Dermatologia, demonstram que 26 pessoas foram diagnosticadas com lesão de câncer de pele em Dourados/MS.

Indivíduos acima dos 40 anos são mais afetados e pessoas de pele clara precisam tomar mais cuidado. A principal característica da lesão que tem potencial para ser cancerígena é a pinta que coça e aumenta de tamanho. O melanoma é o tipo de câncer mais agressivo à pele humana.

A melhor forma de prevenir-se contra o câncer de pele é fazer uso de filtro solar, óculos de sol, roupas e chapéu para proteger as partes mais expostas do corpo, como rosto e braços, conforme ilustrado abaixo:

Fonte: INCA, 2019

Fonte: INCA, 2019

Maiores informações podem ser encontradas no Centro de Serviço e Controle de Hanseníase e Tuberculose localizada em Dourados, na Rua Melvin Jones, n° 706, Centro, ou por profissionais dermatologistas.

Escrito por: Keren Satie Matsui Pereira - Enfermeira do Trabalho

REFERÊNCIAS

Alex KleinubingComentário